top of page

RESPIRAÇÃO NA GESTAÇÃO!

  • corefit
  • 13 de dez. de 2016
  • 2 min de leitura

Bem, respirar é a coisa mais básica que existe. A gente já nasce sabendo, não precisa pensar, está no automático. Pergunte para uma grávida de 36 semanas se é assim tão fácil. kkk Durante a gestação, os órgãos da futura mamãe se modificam e se readequam dentro da cavidade abdominal, isso acontece para que o útero possa se expandir e o bebê tenha espaço para crescer e se desenvolver. Ou seja, tem os orgãos, tem o bebê. É como se dois corpos quisessem ocupar o mesmo espaço. Resultado: uma grávida cheia de falta de ar e desconforto.

Então, bora aprender como se respira, para não sofrer com as últimas semanas de gestação.

É necessário, para uma respiração eficaz, trabalhar com um músculo respiratório, chamado diafragma. Ele é um músculo que separa a parte abdominal do torax. ele é bem grandão e mesmo assim tem gente que pouco trabalha com ele. Vamos dar rosto ao nome, então.

Prazer, diafragma!

Então vamos, vamos aprender a trabalhar com esse "musculão" 1) Inspire de preferência pelo nariz, deixando que o ar entre de maneira fluida. Sinta as suas costelas se afastando, principalmente na parte mais baixa, perto da chamada "boca do estômago". Sinta o seu abdômen trabalhando junto com o diafragma. Não permita que o ar vá para cavidade abdominal, isso fará com que seus pulmões percam capacidade respiratória. Nesse momento, seu diafragma está indo para baixo, dando espaço para a caixa torácica se expandir e os pulmões inflarem com mais facilidade.

2) Expire tranquilamente, pode ser pela boca, ou pelo nariz, sentindo que as costelas se unem e a uma pequena pressão nessa região para dentro e para cima, forçando a musculatura diafragmática.

3) Importante mentalizar sobre a força feita no lugar correto. Não se deve tensionar, ombros, pescoço, garganta e até mesmo apertar os dentes. A inspiração deve ser leve, e fluída, a expiração, apesar da contração na parte abdominal, deve ser livre de tensão e você deve sentir uma sensação de alívio, já que o corpo está mais oxigenado e livre do dióxido de carbono.

$) Faça 20 respirações conscientes por dia, no mínimo.

Vale lembrar que essa respiração, pode e deve ser usada, no momento do parto, caso a futura mamãe entre em trabalho de. Ajuda muito a aliviar a tensão e a controlar a dor da hora do parto. Apesar de ser um post voltado para gestantes, é importante que todos nós saibamos como respirar corretamente. então acesse o vídeo abaixo e veja, aprenda, e pratique.


 
 
 

Comments


  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

© 2023 por Tipo Diva Blog | Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page